Notícia

28/03/2018 13h39

8º ENCONTRO TEMÁTICO - Agricultura, alimento e espiritualidade

Feira Viva, traz a Novo Hamburgo o engenheiro agrônomo, florestal e ambientalista Sebastião Pinheiro.

Por Cátia Cylene - Jornalista

Foto: Guilherme Santos/Sul21
Feira viva   encontro tem%c3%a1tico

Sebastião Pinheiro - engenheiro agrônomo, florestal e ambientalista

Com o tema Agricultura, Alimento e Espiritualidade, o 8º Encontro Temático, 2º de 2018, promovido pela Feira Viva, traz a Novo Hamburgo o engenheiro agrônomo, florestal e ambientalista Sebastião Pinheiro. A proposta é refletir sobre o ato de consumir, sobre como ele pode ajudar na transformação para um mundo melhor.

As feiras de produtores orgânicos constituem um instrumento importante para oferecer ao cidadão-consumidor produtos e serviços que se pautam, principalmente, pela livre associação de trabalhadores-produtores. Embora o tema refere-se mais ao setor de alimentação, essa assertiva engloba, também, o artesanato, a confecção e a prestação de serviços, trocas solidárias, banco do tempo, enfim, experiências que remetem à problematização dos conceitos de mercado.

Durante o encontro o ambientalista e professor da UFRGS, Sebastião Pinheiro, disponibilizará para a compra duas obras importantes sobre o tema. São elas: Saúde no Solo – Biopoder Camponês versus Agronegócio, de Sebastião Pinheiro, 247 páginas (R$40,00) e HUMUS – Origem, composição química e importância na natureza, de Selman Abraham Waksman, 417 páginas (R$ 60,00), livro que ficou escondido por 80 anos sem o autor poder divulgar e comercializar. Disponível para todos desde 2012. Conforme Waksman,“a relação da obesidade e húmus, é que uma é o espelho da outra, não só na agricultura. Mas, em toda a vida neste Planeta.”

O evento é aberto à comunidade e realizado em parceria com o Grupo Araçá - Abastecimento e Consumo Responsável do Vale do Sinos, Casa da Praça e o evento Fim de Tarde. Integram a equipe de formação, os feirantes Solange Manica, Claudio Schaab e Recilda Torres.

Quando: dia 02 de abril, das 18h45 às 19h45 (mesmo com chuva o evento acontecerá)
Onde: na Casa da Praça (Rua Cacequi, 19, Boa Vista – Novo Hamburgo)

 

X